Curso de surf gratuito em Itanhaém

O slogan “Surfando nas ondas da sustentabilidade” fez surgir a primeira escola de ensino de surf e educação ambiental do país com aulas gratuítas de surf, ativismo, mobilização e educação socioambiental para jovens de Itanhaém (SP).

O projeto da Escola Ecosurfi (Entidade Ecológica dos Surfistas) faz parte do programa Surf Sustentável iniciado pela entidade no último ano e que constroi a aliança dos surfistas pelo meio ambiente.

A escola traz como ações do projeto político e pedagógico os temas fortes como protagonismo dos surfistas, educomunicação, gestão costeira, cultura surf, consumo e juventude, surf e meio ambiente.

Na perspectiva dos temas fortes para estudo, é possível construir com os alunos o diagnóstico socioambiental da praia por meio da metodologia do Mapeamento Socioambiental Participativo também conhecida como “Green Map” que é utilizada pela entidade.

Esporte e cidadania E quando o assunto são as atividades físicas promovidas pela pratica do surf, o projeto conta com o acompanhamento de profissionais contratados que ministrarão as aulas na praia, com objetivo de promover avaliações periódicas dos alunos, para que seja observado o desenvolvimento da parte muscular e motora de cada participante.

Um dos avanços que a escola busca garantir, é usar da atividade esportiva e socioambiental para melhorar a qualidade de vida de cada aluno e formar cidadãos responsáveis por meio do esporte.

As aulas serão gratuitas e acontecem nas terças e quintas em dois períodos matutinos e vespertinos, no meio da praia dos Sonhos em Itanhaém.

Ecosurfi Neste mês de julho a Ecosurfi completa os seus primeiros 10 anos de fundação, década que brinda a execução de diversos projetos socioambientais realizados pela organização.

Todas as iniciativas que partem da entidade visam o enraizamento de práticas voltadas à proteção do patrimônio ambiental da área costeira por meio da educação ambiental crítica e emancipatória dentro da perspectiva do empoderamento social dos valores que fortalecem praticas sustentáveis.

Entre os projetos de destaque da ONG que é desenvolvida, vale destacar o programa “Surf Sustentável”, os projetos “Rio do Nosso Bairro” e “A Onda é Agua Limpa”, além das ações pontuais como exposições, cursos e palestras e as campanhas “Vamos Limpar o Mundo – Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias” e “Valeu Praia”.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (0xx13) 3426-8138, 9751-0332 ou na sede da Ecosurfi, que fica localizada à rua Maria Deolinda Assunção Salles, 80, Jardim Mosteiro.

Para obter mais informações sobre o projeto, acesse o site Surf Sustentável ou Ecosurfi.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *