Itanhaém terá Expresso Fênix no lugar da Litoral Sul

Expresso Fenix Itanhaem

Ônibus contarão com internet gratuita wi-fi e bilhetagem eletrônica.

Contrato é por 180 dias e serão 22 ônibus

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, confirmou oficialmente neste sábado, 05 de dezembro de 2020, que será a Expresso Fênix que vai operar no lugar da Litoral Sul

De acordo com comunicado oficial da administração, o prefeito Marco Aurélio Gomes assinará, às 9 horas de segunda-feira, 07 de dezembro de 2020, no Paço Municipal, a ordem de serviço de transporte coletivo com a Expresso Fênix, empresa que será responsável por executar o serviço público por até 180 dias

Em nota, a a prefeitura ainda informou diz que serão 22 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, com idade média de três anos e meio, equipados com sistema de bilhetagem eletrônica e com acessibilidade, começam a circular com tarifa no valor de R$ 3,75, atendendo as 17 linhas municipais.

“Atender a população com transporte de qualidade é o nosso principal objetivo. Nesta semana teremos nova frota que suprirá emergencialmente a necessidade dos moradores”, destaca o prefeito Marco Aurélio. E complementa: “durante esse período, a Prefeitura concluirá o processo de licitação para, em seguida, contratar nova empresa que atuará na Cidade nos próximos anos”.

Já o gerente de relações institucionais do Grupo Fênix,Silvio Bonami, também por meio de nota, disse que uma das mudanças será em relação à bilhetagem eletrônica.

“Avaliaremos o sistema para que a transição entre empresas ocorra de forma rápida e segura. A ideia é modernizar o sistema de transporte público para melhor atender a comunidade”

Ainda no comunicado, a Expresso Fênix informou que o cadastramento de usuários no novo sistema de bilhetagem eletrônico ocorrerá a partir deste mês.

“A emissão da primeira via do cartão será gratuita e também facilitará a atuação do comércio e das empresas, que poderão adquirir os vales-transportes para os colaboradores por meio de plataforma digital (os procedimentos serão divulgados a partir da próxima semana pela Expresso Fênix).” – informou

Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito publicou nesta sexta-feira, 04 de dezembro de 2020, o decreto que declara a caducidade do contrato com a Litoral Sul Transportes Urbanos. A administração municipal alega que a empresa, que estava há 28 anos na cidade, vinha apresentando problemas de operação nos últimos meses.

A companhia chegou a alegar que a prefeitura devia repasses pelos serviços prestados e que sua situação econômica se agravou com a crise gerada pela pandemia de Covid-19.

TARIFA:

A companhia também destacou que o valor da tarifa – de R$ 3,75 – foi fundamental para a contratação dos serviços pela prefeitura de Itanhaém (a empresa foi a vencedora da cotação pela proposta do
menor valor oferecido à atividade).

MÃO DE OBRA LOCAL

Prefeitura e Expresso Fênix entraram em acordo para que a prioridade na contratação dos funcionários que trabalhavam Litoral Sul.

“Nossa intenção é aproveitar a mão de obra local e realocar os colaboradores que prestavam serviço. Inclusive já acionamos o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região afim de conduzir tal situação”, afirmou o gerente.

A empresa informou que começa o recrutamento e seleção de profissionais a partir deste sábado, 05 de dezembro de 2020, na Av. Alessandro Rangel de Lima, 225, Chácara Cibratel, disponibilizando vagas para auxiliar administrativo, funileiro, eletricista automotivo, garagista, mecânico e motorista.

“A prioridade da Expresso Fênix serão os profissionais que atuavam na empresa anterior e residem no município”, complementou Bonami..

SOBRE A EMPRESA

No comunicado, o Grupo Fênix disse que atua no segmento há 67 anos, sendo “referência de gestão no transporte de passageiros”.

“A empresa está presente em pelo menos 46 municípios do estado de São Paulo e transporta mais de 15.000.000 pessoas por ano. Na Baixada Santista, atende Cubatão e Ilhabela no Litoral Norte. Além disso, a Região Metropolitana de Campinas, Região Bragantina, Circuito das Águas, Circuito das Frutas, Região de Botucatu, Baixa Mogiana, e também o sul de Minas Gerais.” – diz a nota.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Fonte: Diário do Transporte

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