Arquivo da categoria: Turismo

Praia dos Pescadores

Famosa por ter abrigado na década de 70 a novela Mulheres de Areia, da Tv Tupi, a Praia dos Pescadores abriga até hoje o monumento Mulheres de Areia, esculpido por Serafim Gonzalez, em fibra, colocado em frente à Ilha das Cabras.o que a torna uma das praias mais visitadas do Litoral Sul.

 

A praia tem cerca de 600 metros de extensão e é muito freqüentada por surfistas, pois é neste pequeno trecho de mar entre o costão rochoso do Morro do Sapucaitava e a Ilha das Cabras que se verifica as melhores ondas para o surf.

 







 

Alameda Emídio de Souza

Batizada com o nome de um dos personagens mais ilustres da Cidade, o pintor, poeta e teatrólogo Emídio de Souza. Revitalizada recentemente em seu trecho inicial, concentra pescadores artesanais e esportivos, inclusive durante a madrugada.

Considerada um dos pontos turísticos mais atraentes da Cidade, ganhou destaque ainda maior com a instalação de luminárias em toda sua extensão e ao longo da Ponte Sertório Domiciano.


Rio Itanhaém

Segunda maior bacia hidrográfica do Estado, com mais de 2 mil Km de extensão, abriga diversas espécies de vida marinha e pode ser visitado através de embarcações turísticas. Pode ser observado de diversos pontos da Cidade.

O principal é a ponte Sertório Domiciano da Silva – cartão-postal batizado com o nome do pescador que fazia a travessia da população antes de sua existência. Sob a ponte, está uma pequena parte dos 180 quilômetros navegáveis do Rio Itanhaém, onde os visitantes trocam o ar denso e poluído das metrópoles por um cenário típico de restinga.

Em vez de grandes arranha-céus, o panorama é formado por árvores, arbustos, trepadeiras, bromélias, além de manguezais (ecossistemas que ficam próximos aos estuários) na embocadura dos rios.





 

Ilha da Queimada Grande

Tombada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), através do decreto federal n° 91.887, de 5 de novembro de 1985, é o único lugar que abriga a jararaca-ilhôa (Bothrops insularis) – serpente de espécie única, por ser hermafrodita, ora comportando-se como macho, ora como fêmea, que possui um veneno 20 vezes superior as do mesmo gênero continental, a Jararaca.

 

A fiscalização da ilha, que possui 230.000 m², é atualmente feita pelo Ibama, órgão do Governo Federal.

 

Possui em seu entorno o naufrágio Tocantins, cujas estruturas estão incorporadas ao fundo do mar desde 1933, tornando-se habitat de variada fauna e um dos melhores pontos de mergulho do Estado.

 





Ilha das Cabras

Em períodos de maré baixa pode ser acessa, inclusive, a pé, sendo um dos visuais mais atraentes da Cidade, visto que permite o registro de fotografias da ilha para o continente.

Fica entre a Praia dos Pescadores e a Praia dos Sonhos. Na sua direção, na orla da Praia dos Pescadores, encontra-se o Monumento Mulheres de Areia, uma das principais atrações turísticas de Itanhaém.